DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS

Desafio

A empresa ITM apresentava inconformidades quanto ao seu sistema de ventilação do pavilhão da tecelagem. Esse possuía certas vazões tanto do sistema de exaustão, quanto do sistema de insuflamento, bem como as distribuições delas. Com isso, os sistemas não atendiam aos requisitos de projeto para este setor, ocasionando diversos problemas como o aumento da temperatura interna da fábrica, em especial o acúmulo de poeira. 

Solução personalizada

A resolução alcançada – em um primeiro momento – foi o redimensionamento do sistema de exaustão, assim como novos valores para as aberturas das grelhas do sistema com o intuito de melhorar a distribuição de vazões dentro do sistema.

Constatamos que devíamos equilibrar as vazões ao longo dos dutos. Para isso, acrescentamos restrições ao escoamento nas grelhas, gerando uma perda de carga que compensava aquela da grelha, igualando as vazões.

Foi pensado dessa maneira, pois o sistema original efetuava a restrição ao escoamento empregando chapas direcionadoras de fluxo, contudo as angulações daquelas chapas foram transformadas com o tempo, de forma que o método originário não detinha mais a funcionalidade adequada. Em vista disso, tivemos que removê-las do sistema.

Por fim, como parte do projeto, expomos a opção de incluir uma chapa de forma quadricular – que podia ser metálica ou de papelão – com função de diminuir a porção de área livre das grelhas.

Resultado

Foi entregue o redimensionamento do sistema de ventilação geral do pavilhão da tecelagem, com isso a empresa – não só – conseguiu se adequar as normas exigidas para esse sistema de exaustão, como também possibilitou o minguamento da temperatura e do acúmulo de poeira, com o propósito – então – de esmerar o ambiente de trabalho.

Fale Conosco: